Horário de Funcionamento
Seg a Sex | 7h30 - 19h
Sábados | 7h - 13h
Fale Conosco
11 2081.9595

 

Exames

Análise Laboratorial
Os exames de análise laboratorial são os mais utilizados para diagnosticar ou prevenir doenças de diversos tipos, sendo o de sangue, fezes e urina os mais comuns. Essa área constitui um precioso e indispensável domínio para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos indivíduos e comunidades. Antes, a análise laboratorial apenas confirmava problemas ou alterações, mas tornou-se o principal meio para encontrar as origens das doenças. 

PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES - PREPARO

RECOMENDAÇÕES

O paciente deve obedecer uma dieta de 03 dias antes e no dia da coleta das fezes.

Seguir a dieta sugerida abaixo:

Não comer carne vermelha, beterraba, cenoura e abóbora;

Não tomar medicamentos e não comer alimentos que contenham ferro (ex: feijão);

Colocar uma pequena porção das fezes no frasco de coleta e trazer até o laboratório no mesmo dia.

 

SUBSTÂNCIAS QUE INTERFEREM

Medicamentos orais como aspirina e ferro não devem ser usados durante o período dos testes.

 

DIETA SUGERIDA DURANTE O PERÍODO

Vegetais: crus e cozidos, alface, espinafre e milho.

Frutas: ameixas secas ou naturais, uvas e maças.

Amendoim: quantidade moderada.

Pipoca: quantidade moderada.
Anátomo Patológico

É um procedimento médico necessário para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer o estadiamento de tumores a partir dos estudos à macroscopia, mesoscopia e ao microscópio de amostras de tecidos e órgãos retirados dos pacientes. Os fragmentos desses tecidos humanos são cortados em fatias muito finas e transparentes. Essas fatias são colocadas em lâminas de vidro e tratadas com corantes que permitem a visualização das diferentes estruturas teciduais ao microscópio. 

Audiometria Ocupacional

Esse exame tem o objetivo de avaliar a audição dos trabalhadores e detectar possíveis alterações. Ele deverá ser realizado em todos os trabalhadores que exerçam ou irão exercer atividades em ambientes ruidosos. O teste é rápido, indolor e não invasivo. São apresentados sons através de fones e de um vibrador ósseo. Ao perceber o som, o examinado deve apertar um botão. 

Citologia
É também conhecida como citologia oncótica ou papanicolau. Essa é uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O principal objetivo é detectar o câncer de colo do útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor. 

PREPARO
-Não estar menstruada;
-Não ter relações sexuais 3 dias antes do exame;
-Não estar fazendo o uso de pomada vaginal 3 dias antes do exame;
-Não fazer ducha higiênica (tomar banho normalmente).
Colonoscopia

É um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. O paciente é posicionado em uma maca, deitado sobre o seu lado esquerdo. Depois de leve sedação, às vezes procedida por um anestesista, se inicia o exame.

Colposcopia
É um exame que permite avaliar o trato genital inferior, isto é, vulva, vagina e principalmente o colo do útero. Ele é utilizado sobretudo para detectar precocemente o câncer do colo do útero, permitindo por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a uma microscópio) visualizar diretamente as estruturas examinadas. A colposcopia detecta lesões cancerosas ou pré-cancerosas direcionando as biópsias dos locais suspeitos.
 
Preparo:
• Levar um absorvente
• Não estar menstruada (agendar o exame a partir do 3º dia do fim da menstruação)
• Não usar creme, pomada ou óvulo vaginal 3 dias antes do exame
• 3 dias de abstinência (relação) sexual
• Não realizar ducha vaginal
• Aparar os pelos pubianos rentes à pele, não raspá-los.

Necessário agendamento prévio
Densitometria Óssea

Esse exame é ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. A densitometria óssea é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos. Ela estuda a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio.

Ecocardiograma
É um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. Ele é muito utilizado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Esse exame também permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo. 

PREPARO

NA VÉSPERA DO EXAME:
- Lavar a cabeça com sabão de coco ou shampoo neutro (somente).

NO DIA DO EXAME:
- Estar com a cabeça limpa e seca (não passar gel, cremes ou spray);
- Estar bem alimentado;
- Levar 1 toalha de rosto, 1 pente ou escova de cabelo.

CRIANÇAS:
Mesmo preparo citado acima e acrescentar as seguintes observações:
- Na noite anterior ao exame, reduzir o sono da criança o máximo possível;
- No dia da realização, não deixar a criança dormir até a sua realização.
Ecodopler de Carótida

É um procedimento efetuado na zona do pescoço que avalia o volume do fluxo sanguíneo presente na artéria, além de avaliar a presença de hemorragia ou úlcera da placa. Esse exame não requer qualquer preparação prévia, não acarreta quaisquer riscos e é efetuado com o paciente deitado, sendo posteriormente colocado gel para adequada condução dos ultrassons. Não há nenhum tipo de efeito colateral ou desconfortos. 

Eletrocardiograma

É um exame da área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Ele é habitualmente efetuado por técnicos e interpretados por médicos. O aparelho que registra o eletrocardiograma é o eletrocardiógrafo cujos sensores podem ser utilizados no peito, abdômen ou pulso. 

Eletroencefalograma
É o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica. O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser realizado em qualquer idade. As únicas condições que podem torná-lo difícil são lesões presentes no couro cabeludo, como dermatite seborreica intensa, infecções, infestações ou grandes ferimentos.

PREPARO
em vigília

ADULTOS:

NA VÉSPERA DO EXAME:
-Lavar a cabeça com sabão de coco ou shampoo neutro (somente).

NO DIA DO EXAME:
-Estar com a cabeça limpa e seca (não passar gel, cremes ou spray);
-Estar bem alimentado;
-Levar 1 toalha de rosto, 1 pente ou escova de cabelo.

CRIANÇAS:
Mesmo preparo citado acima e acrescentar as seguintes observações:
-Na noite anterior ao exame, reduzir o sono da criança o máximo possível;
-No dia da realização, não deixar a criança dormir até a sua realização.


Agenda disponível
6ª feira - a cada 15 dias
07h30 às 09h
Eletroneuromiografia

É um método de diagnóstico neurofisiológico utilizado na avaliação diagnóstica e prognóstica das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios, motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular. Os testes de neurocondução, realizados durante o exame, funcionam com estímulos elétricos aplicados nos nervos periféricos, que são ligeiramente dolorosos, mas suportáveis. Esses estímulos elétricos não trazem nenhuma reação adversa. 

Endoscopia Digestiva Alta
É um exame que investiga as doenças do esôfago, estômago e da primeira parte do intestino delgado. Ele é feito através de um tubo flexível com uma câmera na ponta para capturar as imagens do sistema digestivo. 

PREPARO
  
- Jejum absoluto após as 22h00 da noite anterior de líquidos e alimentos;
- É obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade;
- O paciente não deverá dirigir após o exame;
- O paciente deverá permanecer em repouso de 30 a 60 minutos após a realização do exame;
- No dia do exame o paciente não poderá tomar nenhum medicamento, caso não possa interromper, consultar o médico responsável.
- Não realiza em pacientes com diabetes crônica ou que faça uso de insulina.
- Realizado em pacientes com idade entre: 15 a 70 anos.
 
ESTE EXAME É AGENDADO MEDIANTE PAGAMENTO EM NOSSA UNIDADE E FEITO EM OUTRO LABORATÓRIO EM QUE TEMOS PARCERIA.
Enema Opaco

A finalidade deste procedimento é avaliar o intestino grosso e o reto. O exame é realizado através de raio-X e contraste, sem anestesia e dura cerca de 40 minutos.

Espirometria (Prova de Função Pulmonar)
Este exame indolor dura cerca de meia hora e serve para medir a velocidade e a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Indicado para pacientes com asma, bronquite, enfisema entre outras.

PREPARO

-Não é necessário jejum, porém Evitar refeições volumosas 03 horas antes do exame;
06 HORAS ANTES DO EXAME:
-Evitar bombinhas, inalação, aerolim e berotec;
-Não ingerir café, chá e coca-cola;
-Não ingerir álcool.
-Não pode estar resfriado, gripado e nem com qualquer crise;
-Não fumar no dia do exame;
-Repouso de 10 minutos antes do exame;
-Não usar nenhum broncodilatador 12 horas antes do exame (seretide, foraseq, alenia, foradil, fluir, formocaps, symbicort, teolong, serevent) desde que não haja orientação em contrário do médico;
-Em caso de corticosteroides (meticorten, pulmicort, etc), não é necessário sua suspensão.
Outros medicamentos não listados não devem ser suspensos.
 
Histerossalpingografia
É um exame que permite avaliar as possíveis causas da infertilidade. Através de raio-X e contraste revela a morfologia das tubas uterinas, a anatomia do útero, a presença de más formações uterinas, pólipos ou miomas.


Este exame precisa ser agendado no 1º dia do ciclo menstrual e realizado após o período menstrual, no máximo até o 10º dia do ciclo.
 
NA VÉSPERA DO EXAME:
Alimentar-se normalmente
 
Preparo :
12 horas antes do exame tomar 01 comprimido de Prednisolona 30mg (prelone/predsin);
02 horas antes do exame tomar mais 01 comprimido;
02 horas antes do exame tomar 01 comprimido de Fernegan;
01 hora antes do exame tomar 35 gotas de Buscopan Composto;
Jejum de 06 horas. 


OBS:
Tomar os medicamentos com o mínimo de água possível
Trazer um absorvente
Fazer higiene pessoal antes de vir 
Holter de 24 horas

É um exame que avalia as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem no período de 24 horas. É recomendado quando o paciente se queixa de tontura, palpitação, falta de ar e isquemias silenciosas.

Impedanciometria

É um exame indolor que faz parte da analise básica da audição.  Com ele é possível identificar o tipo de perda auditiva, avaliar a presença de secreção na orelha média e disfunção da tuba auditiva.

Mamografia
É um exame que faz uma avaliação das mamas através de uma aparelho de imagem. Ele serve para detectar precocemente o câncer de mama e identificar lesões benignas.  O procedimento deve começar a ser feito a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. 


PERÍODO IDEAL: Realizar o exame 20 dias após o término na menstruação;

PREPARO
-Não usar cremes, talco, desodorantes ou óleos na área dos seios;
-Se for realizar USG de mamas, fazer primeiro a mamografia.
 
Necessita ser agendado.
Mapa
(Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

É o exame que mede as alterações da pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, de um paciente hipertenso.
Mapeamento de Retina

É um exame que avalia a superfície da retina e permite diagnosticar várias doenças oculares como oclusões vasculares, deslocamento de retina, tumores, hemorragias e outras patologias retinianas.

Otoneurológico
PREPARO

TRÊS DIAS ANTES DO EXAME:

-Não fazer uso de chá, café, chocolate, coca-cola e bebidas alcoólicas;
-Não fumar;
-Não fazer uso de medicação (exceto para pressão, coração e diabetes) e no caso de uso de antidepressivos, suspender 3 dias antes.

NO DIA DO EXAME:
-Jejum de 04 horas, se for comer algo antes: um copo de leite com pão ou vitamina.
 
Necessita ser agendado.
Radiologia

O exame é uma especialidade da medicina que utiliza a radiação para diagnosticar e tratar doenças.

Retossigmoidoscopia

O exame é utilizado para diagnosticar doenças no tubo digestivo, avaliar a mucosa do reto e sigmoide; a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites, além da amebíase através de biópsia de reto. É um exame rápido e indolor.

Teste Ergométrico
O teste ergométrico avalia o funcionamento cardiovascular do paciente. Ele é submetido a esforços físicos graduais onde são observados o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma, durante e após o esforço.

PREPARO

-ESTAR BEM ALIMENTADO E DESCANSADO;
-Comer até 02 horas antes do exame;
-No dia do exame não tomar café puro, chá ou chocolate;
-Usar roupa confortável, trazer tênis e levar uma toalha de rosto;
-Não fazer exercício físico no dia do exame;
-Não fumar 03 horas antes e 01 hora após o término do exame;
-Perguntar ao seu médico sobre a necessidade da manutenção dos remédios no dia do exame. A suspensão
da medicação, que é feita em uso diário, é de responsabilidade restrita do médico solicitante do exame.
-Assinar o termo de orientação das regras para a realização do exame com segurança.
-Sendo homem, deverá raspar ou depilar os pelos do peito.
-Comparecer com 30 minutos de antecedência.
Teste Urodinâmico

O exame permite avaliar a sensibilidade e a capacidade da bexiga de acomodar líquidos. No teste urodinâmico é introduzido uma pequena sonda de borracha na uretra e outra no reto. O desconforto é mínimo.

Teste Imuno-Alérgicos

O teste é utilizado para diagnosticar qual o tipo de alergia desenvolvida pelo paciente. O médico pode aplicar gotas dos alérgenos através de uma agulha que introduz a substância na pele, picar a camada mais superficial da pele através da gota de alérgenos ou ainda aplicar contensores especiais nas costas do paciente para obter os resultados.

Tonometria

O exame irá medir a pressão intra-ocular do paciente. Tonometria permite diagnosticar e monitorar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos como colírios. O exame é indicado em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares.

Ultrassonografia
O exame produz imagens em tempo real, sem o uso da radiação, das estruturas e órgãos do corpo. A ultrassonografia é simples, indolor e pode ser usada para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos. As imagens geradas podem ser captadas em vídeo ou fotografias.

- abdome superior
- abdome total
- antebraço
- aparelho urinário
- articulação
- bolsa escrotal
- braço
- cervical
- cotovelo
- coxa
- coxo femural
- crânio
- duplex scan
- duplex scan de membros inferiores
- escroto
- glândula submandibular
- joelho
- mamas
- mão
- morfológico
- obstétrico
- ombro
- órgão e estruturas
- parótida
- pé
- pélvico
- pênis
- perna
- próstata transretal
- próstata abdominal
- punho
- quadril
- rins
- tendão
- tireóide
- tórax (extra cardíaco)
- tornozelo
- transvaginal
- vasos ilíacos

HORÁRIOS - ULTRASSONOGRAFIA
Ultrassom Manhã
Segunda-feira 8h30 às 12h30
Quarta-feira 11h40 às 12h50 
Quinta-feira 8h às 12h50
Sexta-feira 8h30 às 12h



USG PÉLVICO
PREPARO

Beber de 4 à 6 copos d’água 1 hora antes do exame;
Na realização do exame, tem que estar com a bexiga cheia.

USG Hipocôndrio Direto ou Abdome Superior
(FÍGADO, VESÍCULA, VIAS BILIARES, PÂNCREAS)
 
PREPARO
 
ADULTO:
- 8 horas de jejum. 

CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS:
- 4 horas de jejum.
 
BEBÊS:
- Suspender a última mamada.
OBS: Trazer exames anteriores, caso tenha (Raio-x, Ultrasson ou Tomografia da região a ser examinada).
 
USG Próstata via Abdominal
PREPARO

Beber de 4 à 6 copos d’água 1 hora antes do exame;
Na realização do exame, tem que estar com a bexiga cheia.

USG Próstata via Transretal (sem biópsia)
PREPARO

Se não houver contra-indicação clínica:
-No dia anterior ao exame: tomar 1 comprimido de lactopurga;
-Duas horas antes do exame: aplicar 1 fleet enema via retal.

USG Abdome Total 
PREPARO

Estar em jejum de 06 horas;
Beber de 4 à 6 copos d’água 1 hora antes do exame;
Na realização do exame, tem que estar com a bexiga cheia

 
USG Mamas
PREPARO
 
- Não usar cremes, talco, desodorantes ou óleos na área dos seios
- Quando o pedido médico solicitar USG de mamas e mamografia, realizar primeiro a mamografia


USG Rins e Vias Urinárias
PREPARO

Beber de 4 à 6 copos d’água 1 hora antes do exame;
Na realização do exame, tem que estar com a bexiga cheia.
Uretrocistografia

O exame avalia a uretra, bexiga e micção do paciente com o objetivo de observar possíveis refluxos ureterais. A Uretrocistografia é indicada para pacientes com traumatismo, perda involuntária de urina, estenose de uretra e refluxo ureteral.

Urofluxometria

O exame serve para orientar o tratamento de pacientes com problemas urinários, pois verifica a força do jato urinário. O baixo fluxo urinário pode representar um estreitamento do canal da uretra ou da próstata, além da perda da contração da bexiga. Urofluxometria é rápido, simples e indolor.

Urografia Excretora
O exame radiológico irá estudar a árvore excretora urinária a partir dos rins com o intuito de obter informações sobre possíveis anomalias genéticas, deformidades patológicas, cálculos e tumores renais. Os efeitos colaterais das urografias excretoras são leves e passageiros.

PREPARO

VÉSPERA DO EXAME:
Alimentação leve, exemplo: purê de batata, mingau de maisena e/ou verdura a vontade.
Tomar bastante água durante todo o dia.
12 horas antes do exame tomar 01 comprimido de PREDNISOLONA 30MG (PRELONE OU PREDSIN) e 2 horas antes do exame tomar mais 01 comprimido.
Às 18 horas do dia anterior tomar 04 comprimidos de DULCOLAX e 01 vidro de LAXOL (ou 04 comprimidos de LACTOPURGA).
Às 22:00 horas tomar 50 gotas de LUFTAL.
Às 23:00 horas tomar 50 gotas de LUFTAL.
Após às 23:00 horas fazer jejum absoluto até a hora do exame. 

DIA DO EXAME:
Tomar 01 comprimido de FERNEGAN (para paciente que vem acompanhado e que não dirige, porque causa sonolência) ou ALEGRA 60mg (com o mínimo de água possível) 2 horas antes do exame.
Jejum absoluto. 

Agendamento: presencial
Vulvoscopia
O exame permite visualizar a vulva da mulher em uma amplitude de 10 a 40 vezes maior e assim identificar se há alguma alteração. Vulvoscopia auxilia no diagnostico de doenças como coceira na vulva crônica, neoplasia intraepitelial vulvar, líquen plano ou escleroso, psoríase vulvar e Herpes genital. 

Preparo:
• Levar um absorvente
• Não estar menstruada (agendar o exame a partir do 3º dia do fim da menstruação)
• Não usar creme, pomada ou óvulo vaginal 3 dias antes do exame
• 3 dias de abstinência (relação) sexual
• Não realizar ducha vaginal
• Aparar os pelos pubianos rentes à pele, não raspá-los.

Necessário agendamento prévio
« Voltar

ORÇAMENTO

TRABALHE CONOSCO

Nome:

E-mail:

Telefone:

Celular:

Informações:

Nome:

E-mail:

Telefone:

Celular:

Informações: